Onça atravessa avenida de Votorantim tranquilamente durante a madrugada. Foto: Reprodução/TV TEM
Onça atravessa avenida de Votorantim tranquilamente durante a madrugada. Foto: Reprodução/TV TEM

O aparecimento de uma onça-parda assustou moradores de uma região de condomínios em Votorantim (SP). O animal fica em uma mata no limite com Sorocaba.

Imagens de câmera de segurança de um condomínio registraram o animal andando pela Avenida Júlio Cassola, na madrugada de domingo (18).

No vídeo, gravado por volta das 2h, é possível ver que a onça é um animal adulto. Ela atravessa a via, depois entra no mato e desaparece.

A presença do animal traz preocupação já que a área é usada por muitas pessoas para fazer caminhada durante a manhã e a noite.

De acordo com o biólogo Welber Smith, a onça é da espécie parda e provavelmente vem da serra. Uma das características do animal é andar bastante e explorar o ambiente, especialmente durante a noite.

“A onça parda chega a explorar 200 quilômetros quadrados de área. Ela requer animais de médio e grande porte para consumo. Então, ela vai explorar e buscar recursos. É um animal curioso.”

O biólogo explica ainda que, caso algum morador encontre a onça, a orientação é não gritar.

“Não pode correr em hipótese alguma. A pessoa ergue a mão para cima para mostrar que é maior e o animal vai ficar com medo e vai fugir”, diz.

Quem encontrar a onça pela região pode chamar a Polícia Ambiental pelo telefone (15) 3238-2050 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Assista abaixo: 

*Com informações do G1