5 dicas para economizar no consumo de eletricidade

Precisamos ser cada vez mais responsáveis na forma como usamos esse recurso para que tenhamos ele por muitas gerações ainda sem desperdícios.

Energia elétrica. Foto: Pixabay
Energia elétrica. Foto: Pixabay

Vivemos em tempos modernos e quase tudo ao nosso redor está ligado em alguma tomada, mas temos que ter a consciência de que essa luz não vem do nada e o maior preço é pago pela natureza.

Precisamos ser cada vez mais responsáveis na forma como usamos esse recurso para que tenhamos ele por muitas gerações ainda sem desperdícios. Continue nesse artigo e tenha em mãos 5 dicas para economizar no consumo de eletricidade.

1 – Tenha bons eletrodomésticos

Talvez você ainda tenha uma televisão de tubo ou uma geladeira velha. Perceba que esses aparelhos antigos são os vilões da conta de luz. Faça o possível para que eles sejam trocados por versões mais modernas que sem dúvida consomem menos energia.

Caso não esteja com muito dinheiro para isso então vale algumas outras dicas como: guardar algum dinheiro para épocas como a da Black Friday e demais datas especiais. Nessas épocas as lojas geralmente oferecem descontos enormes para esses tipos de eletrodomésticos. Aparelhos modernos consomem muito menos energia e são bem mais eficientes no que se propõe a fazer.

2 – Troque as lâmpadas

Troque as lâmpadas mais antigas por lâmpadas fluorescentes ( que apesar de mais caras são mais duráveis, consomem menos energia e possuem melhor iluminação) ou Lâmpadas de LED ( que consome muito menos energia ainda do que as outras mencionadas, ilumina melhor, não é usado nenhum componente tóxico para ser produzida e é mais durável).

Se vai trocar as lâmpadas da casa então não esqueça de pesquisar, pois assim também conseguirá lâmpadas boas e com um ótimo preço.

3 – Sempre tire os aparelhos da tomada

Aparelhos na tomada ainda estão consumindo energia sem você perceber. É só reparar no microondas que mantém ligado o painel, ou a TV que sempre têm alguma luzinha ligada, ou o ar-condicionado que ainda exibe luzes no painel.

Pode achar que os aparelho sozinhos não consomem muita energia, mas no final do mês com a soma de todos os aparelhos sem dúvida haverá uma grande diferença no seu bolso.

4 – Diminua seu tempo no banho

O chuveiro é o maior vilão não só da conta de água como também da conta de luz e quanto mais potente é o seu chuveiro, mais ele vai gastar e ainda não há chuveiro elétrico super econômico e bom ao mesmo tempo. Então, a regra geral para qualquer chuveiro que você tenha é: não ficar horas no banho!

Para ajudar mais um pouco talvez seja interessante desligar o chuveiro para se ensaboar e passar o xampu. Para os homens que gostam de se barbear no banho e mulheres que se depilam nessa hora também vale a regra de desligar o chuveiro.

5 – Lembre-se de apagar as luzes

Muitas pessoas andam pela casa e vão acendendo todas as luzes que há pelo caminho e não lembra de desligar depois. É uma dica bem simples que provavelmente sua mãe ou pai já devem ter falado para você, mas é sempre importante relembrar. Apagar as luzes traz de fato uma grande economia e a economia fica ainda maior se por um acaso você morar numa casa mais antiga e renovar a fiação.

A fiação antiga traz muito desperdício de energia e após a troca deles a economia pode chegar até 30%. Pode ser um investimento caro a curto prazo, mas para longo prazo é uma ótima escolha e evita outras dores de cabeça.