Avião da FAB faz voos para apagar focos de incêndio em Rondônia

O Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira realizou, três voos, sem interrupção, para ações de apagamento de focos de incêndio em Rondônia.

Aeronave tem ação fundamental no combate aos incêndios. Foto: Isac Nóbrega/PR
Aeronave tem ação fundamental no combate aos incêndios. Foto: Isac Nóbrega/PR

O Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira realizou, neste sábado (24), três voos, sem interrupção, para ações de apagamento de focos de incêndio em Rondônia. O objetivo do uso desse tipo de aeronave é acabar com focos de calor, aumentar a umidade da região e criar uma barreira de contenção na área de floresta nativa. A aeronave tem capacidade de despejar 12 mil litros de água a cada operação e continuará sendo empregada nos esforços do Governo Federal no combate aos focos de incêndio na Amazônia.

O Tenente-Brigadeiro do Ar, Raul Botelho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, havia adiantado a ação pela manhã em coletiva de imprensa, no Ministério da Defesa. “A FAB (Força Aérea Brasileira) hoje, às quatro e meia da tarde, nós já estaremos em condições e faremos essa missão já da primeira ação efetiva e de combate contra incêndios”, disse o oficial.