O Roda Viva recebeu nesta segunda-feira (7) o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O programa é apresentado por Daniela Lima na TV Cultura.

Alvo das atenções de todo o País, diante da revelação feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, de que pretendia matá-lo a tiros, Gilmar Mendes está habituado a polêmicas. Travou várias com representantes da classe política, dos meios jurídicos e de outros setores da sociedade. Autor de sentenças controvertidas, o ministro do STF não foge ao debate e sempre se apresenta como um defensor da Constituição. Também deixa claro que não teme a voz do povo e nem as pressões das ruas.

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, concluiu mestrado na mesma universidade, antes de seguir para a Alemanha, onde fez um segundo mestrado, na Universidade de Münster. Um ano depois, concluiu doutorado na mesma instituição. Foi professor de Direito Constitucional na Universidade de Brasília, além de professor e sócio-fundador no Instituto Brasiliense de Direito Público. Ocupou o cargo de Advogado Geral da União, entre 2000 e 2002, quando foi nomeado ministro do STF pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

O Roda Viva contou com uma bancada de entrevistadores formada por Dora Kramer, colunista da Revista Veja; Márcio Falcão, editor do site Vortex Media; Vera Magalhães, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site BR Político; Josias de Souza, colunista do UOL; e Eduardo Scolese, editor de Poder do jornal Folha de S. Paulo. Há ainda a participação do cartunista Paulo Caruso.