Veículo carregado com a droga no momento em que foi localizado pelo DOF. Foto: Divulgação
Veículo carregado com a droga no momento em que foi localizado pelo DOF. Foto: Divulgação

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) recuperaram, na noite de ontem (quinta-feira), uma camionete Toyota Hilux de cor branca, placas falsas de Dourados (MS) carregada com 58 fardos prensados de uma substância entorpecente, aparentemente maconha, com peso total de 1.234,00 quilos.

A apreensão ocorreu durante um bloqueio policial para fiscalização da Operação Hórus, na região de Laguna Carapã próximo a um assentamento rural. Os policiais deram ordem de parada ao condutor da camionete, que ignorou e fugiu em alta velocidade. Durante o acompanhamento tático, o veículo foi localizado abandonado e com os pneus avariados, próximo a uma densa mata às margens da estrada. Os policiais realizaram uma busca na mata, mas o condutor não foi localizado.

Durante a checagem dos agregados do veículo (numeração do chassi e motor), os policiais descobriram um registro de furto ocorrido em outubro de 2018, sendo as placas originais da camionete da cidade de Nova Alvorada, município da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. Um rádio de comunicação foi localizado instalado no painel da camionete. A viatura Guincho do DOF foi acionada para rebocar a camionete com a droga até Dourados.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados (MS).

COMPARATIVO

De 1° de janeiro até a presente data de 2019, o DOF apreendeu 96.516,938 quilos de maconha. Um aumento de 111,92% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram somados 45.545,111 quilos.

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e a ligação será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.