Reino Unido se torna o país europeu com mais mortes no mundo

O Reino Unido se tornou nesta terça-feira (5) o primeiro país da Europa a superar 30 mil mortes provocadas pelo coronavírus.

O Reino Unido se tornou nesta terça-feira (5) o primeiro país da Europa a superar 30 mil mortes provocadas pelo coronavírus e agora ocupa o segundo lugar na lista de nações com mais vítimas fatais no mundo, atrás dos Estados Unidos.

Siga o Gazeta do Dia no Google News

Os dados semanais das diversas agências regionais de estatísticas do país somam mais de 32 mil mortes por covid-19 como causa indicada na certidão de óbito.

E o número atual é provavelmente muito superior, pois estes dados incluem as mortes até 24 de abril na Inglaterra (28.272), Gales (1.376) e Irlanda do Norte (393), e até 26 de abril na Escócia (2.272).

Esse triste registro parecia impensável há dois meses, quando os britânicos registraram sua primeira morte e o primeiro-ministro Boris Johnson disse que continuava cumprimentando todos.

Desde então, o líder conservador ficou gravemente doente e teve que ser hospitalizado, incluindo três dias em terapia intensiva, enquanto o saldo de vítimas aumentava dia a dia.

Sendo assim, o Reino Unido superou no primeiro lugar a Espanha (25.428 mortes até segunda-feira) e agora a Itália (28.884). Somente os Estados Unidos, que totalizaram 67.682 mortes desde o início da crise, têm saldos piores.