Governo Bolsonaro quer presos trabalhando e pagando seus custos

O governo de Jair Bolsonaro tem um projeto para privatizar presídios e fazer os presos trabalharem e usarem parte do salário para pagar seus custos.

Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Segundo a coluna de Carla Araújo, no UOL, o governo tem um projeto para privatizar presídios e fazer os presos trabalharem e usarem parte do salário para pagar seus custos.

Siga o Gazeta do Dia no Google News

Atualmente, há no Brasil apenas um modelo de presídio já operando com a iniciativa privada desde a construção até a administração — em Ribeirão das Neves (MG). O governo, entretanto, trabalha para tirar do papel dois novos empreendimentos, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que devem servir de modelo para estender a ideia para o restante do país.

Em entrevista, Martha Seillier, secretária especial do Programas de Parcerias de Investimentos (PP) do Ministério da Economia, disse que a situação atual do Brasil é bastante crítica.

“Hoje é o pior dos mundos, e o modelo de parceria público privada (PPP) pode ajudar a inverter esse cenário”, afirmou.

Ainda segundo a reportagem, os governos de SC e RS já concederam terrenos para a construção dos novos presídios. A iniciativa privada poderá atuar por 35 anos.

“Já estamos com os dois pilotos em estruturação e na etapa de estudo de viabilidade para saber como será o ressarcimento do investidor privado ao longo dos 35 anos”, disse Martha.