Pesquisadores sugerem lockdown em Dourados (MS)

Um levantamento sugere que a cidade de Dourados (MS) adote o lockdown para conter a disseminação do novo coronavírus.

Dourados confirma primeiro caso de coronavírus. Foto: A. Frota/Prefeitura de Dourados
Dourados, Mato Grosso do Sul. Foto: A. Frota/Prefeitura de Dourados

Um levantamento realizado por quatro pesquisadores de três universidades federais brasileiras sugere que a cidade de Dourados (MS) adote o lockdown para conter a disseminação do novo coronavírus.

Siga o Gazeta do Dia no Google News

De acordo com a nota técnica encaminhada à imprensa, a curva de contaminação na maior cidade do interior sul-mato-grossense tem mostrado que as medidas sanitárias adotadas pela administração municipal, através do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, não têm surtido o efeito necessário para conter a propagação da doença.

“A análise aqui realizada evidenciou que Dourados concentra todos os indicadores apresentados no nível mais elevado de classificação (…). Ademais, a microrregião de saúde de Dourados e o município de Maracaju também apresentam, conforme se observou em toda análise, situação crítica e, pelos fortes níveis de interações espaciais com a capital regional, Dourados agrava ainda mais a situação de contenção da doença”, diz trecho da avaliação.

Até sexta-feira (10), Dourados registrava 42 mortes por covid-19, conforme dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), se mantendo no topo dos óbitos causados pelo coronavírus.