Adolescente morre depois de fazer desafio no TikTok

Uma menina, de 15 anos, morreu após sofrer uma overdose durante um novo desafio da internet, que envolve a ingestão de remédios.

TikTok. Foto: Pixabay
TikTok. Foto: Pixabay

Uma menina, de 15 anos, morreu nos Estados Unidos após sofrer uma overdose durante um novo desafio da internet, que envolve a ingestão de remédios antialérgicos. A proposta incentiva os jovens a tomarem o máximo de medicamentos para alergia que puderem. O objetivo é que eles registrem os efeitos causados – como tontura e alucinações – para que sejam postados no TikTok.

+ Siga o Gazeta do Dia no Google News

Na semana passada, as autoridades de Oklahoma City disseram que a jovem – que não teve a identidade divulgada – foi descrita como uma pessoa “feliz” e que não era conhecida por experimentar drogas , informou o canal local KFOR-TV.

“A dose que pode causar uma alucinação está muito próxima da dose que pode causar algo potencialmente fatal “, disse Scott Schaeffer, diretor do Centro de Informações sobre Venenos e Drogas de Oklahoma. Os sintomas de uma overdose desse tipo incluem: visão turva, delírio, depressão, alucinações, convulsões, sonolência e vômitos.

No início deste ano, três adolescentes de Fort Worth, Texas, foram levados às pressas para o hospital após tentarem o mesmo desafio. Um deles, uma garota de 14 anos, chamada Rebekah, tomou 14 comprimidos. “Foi assustador. Ela falava frases desconexas, tinha alucinações e uma frequência cardíaca muito rápida”, contou a mãe da menina à época.

Felizmente, no dia seguinte, Rebekah se recuperou e teve permissão para voltar para casa. “O que me impressionou foi que os três adolescentes vieram ao hospital pelo mesmo motivo em menos de uma semana”, disse a enfermeira Amber Jewison. “Nenhum desses pacientes estava tentando se machucar. Todos disseram que viram vídeos no TikTok e estavam curiosos para reproduzí-los.”

Um porta-voz do TikTok afirmou ao site MailOnline que a rede social estava ciente do perigoso desafio desde maio e que “removeu rapidamente a pequena quantidade de conteúdo relacionada a ele”. Desde então, acrescentou o porta-voz, “o TikTok está ‘de olho’ em novos conteúdos em torno do desafio, removendo, rapidamente, qualquer um que apareça.”

Um representante da Johnson & Johnson, empresa que comercializa a marca Benadryl , remédio usado no desafio, disse que “a saúde e a segurança das pessoas que usam nossos produtos é nossa maior prioridade. A tendência do Benadryl no TikTok é extremamente preocupante, perigosa e deve ser interrompida imediatament. O abuso ou uso indevido pode levar a efeitos colaterais sérios com consequências potencialmente duradouras, e tais produtos devem ser usados ​​apenas conforme indicado no rótulo.”

A gigante farmacêutica complementa a declaração dizendo que está ” trabalhando com o TikTok e nossos parceiros para fazer o que pudermos para impedir essa tendência perigosa, incluindo a remoção de conteúdo em plataformas sociais que mostram esse comportamento.”