7 erros que você comete que te impedem de ficar rico

Ficar rico e não ter mais de se preocupar com as contas é o sonho de todos. Mas, há quem ache que isso só é possível ganhando na loteria.

Erros que você comete que te impedem de ficar rico. Foto: Pixabay
Erros que você comete que te impedem de ficar rico. Foto: Pixabay

Algumas situações te impedem de ficar rico e elas podem ser coisas pouco pensadas. Saber investir seu dinheiro, abrindo mão do título de capitalização são algumas delas. Conheça as mais a fundo e outras.

Ficar rico e não ter mais de se preocupar todos os meses com as contas é o sonho de todos. Mas, há quem ache que isso só é possível ganhando na loteria.

Enriquecer muitas vezes depende apenas do esforço da pessoa. Entenda que nesse caso não estamos falando de ficar milionário. É possível ter renda para viver com conforto sem que fique contando moedinhas ou fazendo restrições a tudo.

Atitudes simples como contratar o seguro auto, controlar as contas e investir certo podem ajudar. Veja alguns dos erros mais comuns que impedem de ficar rico.

  • 1. Investir apenas o dinheiro que sobra

As pessoas pensam que o investimento precisa ser feito com o dinheiro que sobra no final do mês. Mas, normalmente quando esse período chega as pessoas não possuem mais nada. Como consequência, o investimento nunca é feito, o que dificulta o aumento do dinheiro.

O correto é assim que receber já separar uma parte para investir e o que sobrar usar para pagar as contas. Fazendo isso é possível garantir o investimento e aprender a controlar os gastos já que os recursos serão menores para isso.

  • 2. Pensar que título de capitalização é investimento

Já deve ter ouvido falar que é possível investir em título de capitalização. Mas, se parar para entender do que se trata descobrirá que não é verdade.

A única vantagem do título de capitalização é a de participar de sorteios mensais que valem algum prêmio. Se não tiver sorte não ganhará nada além de um rendimento baixíssimo que não pode ser visto como investimento.

  • 3. Abrir mão de um seguro

Contratar um seguro auto, residencial, de vida ou outro pode ser uma boa maneira de ficar rico. Há quem veja o seguro como custo, mas, ele se trata de um investimento.

É preciso pagar um valor para ter o seguro, porém, se alguma coisa acontecer os custos do segurado serão muito menores.

Por exemplo, ao contratar o seguro auto foi preciso investir R$ 1.500,00, mas a pessoa teve o carro no valor de R$ 35.000,00 roubado. Se não tivesse o seguro ficaria com todo o prejuízo e isso diminuiria suas reservas financeiras ou geraria dívidas. Com o seguro o valor do patrimônio é recuperado.

  • 4. Não ter um plano

Se quer ficar rico é preciso se planejar para isso, não esperando que as coisas simplesmente aconteçam. Deve-se fazer um planejamento de quanto dinheiro investirá por mês, analisar quais são as aplicações que melhor estão rendendo e estabelecer metas.

Saber onde quer chegar é essencial para continuar fazendo a coisa certa e não cometendo erros que te impedem de ficar rico.

  • 5. Acreditar em enriquecimento rápido

Se houvesse uma forma de enriquecer rapidamente, as pessoas não estariam falando sobre isso ou tentando vender cursos sobre o assunto. Elas estariam aproveitando o dinheiro que ganharam.

Não há uma maneira mágica de fazer seu dinheiro se multiplicar de uma hora outra para outra, a não ser ganhar na loteria como já falamos. Fora isso é preciso ter paciência, fazer o patrimônio ir crescendo de forma gradativa e com planejamento.

  • 6. Financiar todas as suas compras

Ficar rico não é ter um monte de bens materiais é ter dinheiro para usar quando quiser, sem que ele seja uma preocupação.

Há quem queira comprar tudo que vê pela frente e acaba pagando com o cartão de crédito ou financiando. Pode parecer ótimo em um primeiro momento, afinal, terá o que quer. O problema é que no mês seguinte chega a conta para pagar.

Se somar a parcela do financiamento da casa, do carro, das compras e outras contas verá que os gastos são bastante elevados. O que fará é apenas transferir a dívida e aumentar os gastos sem planejamento.

Evite ao máximo comprar parcelado, só faça isso se houver um planejamento.

  • 7. Ter medo de investir

A melhor maneira de ficar rico é fazendo um bom investimento. Para que isso aconteça é preciso entender do assunto, estudar e pesquisar. Não acredite apenas no gerente do banco, nem sempre ele está fazendo a melhor oferta, mas ele pode apenas querer bater a meta dele.

A poupança possui um rendimento baixíssimo apesar de ser seguro, então é bom diversificar. Invista em outras aplicações que podem ser de baixo risco e ouse aplicando parte de seu capital em situações mais arriscadas, mas que podem garantir maior rentabilidade.

Só tome cuidado para não arriscar demais e cair em golpes ou fraudes.

Seguindo essas dicas para planejar, contratar proteções, como o seguro auto e outras já citadas aqui, evitará cometer os erros que te impedem de ficar rico.

Enfim, o que achou da notícia?

Então, nos siga no Facebook, Twitter e Google News. Assim você vai acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo no Gazeta do Dia!