Como garantir uma viagem mais segura de carro

Mesmo sendo muito comum, viajar de carro requer algumas atitudes para garantir uma viagem segura e sem preocupações.

Como garantir uma viagem mais segura de carro. Foto: Pixabay
Como garantir uma viagem mais segura de carro. Foto: Pixabay

Viajar é uma forma que muitos utilizam para descansar, espairecer e fugir da rotina. Seja nas férias ou uma escapada no fim de semana, muitas pessoas pegam a estrada todos os dias com diversas finalidades: lazer, trabalho, motivos de saúde ou estudos.

+ 6 dicas para evitar cair em golpes financeiros

Mesmo sendo muito comum, viajar de carro requer algumas atitudes para garantir uma viagem segura e sem preocupações. Um motorista atencioso e precavido pode evitar diversos problemas, fazendo com que a viagem ocorra com segurança.

Desde a escolha dos melhores carros para viajar, até a escolha do trajeto, todas essas decisões influenciam na segurança de uma viagem de carro. Confira algumas dicas para viajar tranquilamente!

Dicas para uma viagem segura

  • Faça uma revisão no carro

O primeiro passo para uma viagem segura é realizar a revisão do carro. Leve-o a uma oficina de qualidade para verificar se tudo está funcionando corretamente. A revisão pode evitar problemas e acidentes por conta do mau funcionamento das peças.

Verifique também questões como óleo do motor, fluidos, calibragem de pneus, assim como balanceamento e alinhamento, além de funcionamento da bateria e faróis. É necessário ficar atento ao sistema elétrico e os itens de emergência: extintor de incêndio, triângulo sinalizador e estepe.

A manutenção preventiva, além de garantir uma viagem mais segura, pode detectar problemas mecânicos com antecedência, tornando o reparo mais simples e com custos mais reduzidos.

  • Respeite os códigos de trânsito

Ao dirigir, o motorista deve se atentar às regras de trânsito, trafegando dentro do limite de velocidade, fazendo ultrapassagens somente nas áreas permitidas e com segurança, se atentando também ao uso de cinto de segurança.

Dirija prestando atenção à sinalização das vias e praticando a direção defensiva para evitar acidentes de trânsito. Tanto o motorista como todos os passageiros devem estar usando o cinto de segurança, além de salvar vidas em caso de acidentes, a falta do uso é passível de multa ao condutor.

Respeite também os pedestres ao passar por áreas urbanas. Principalmente em cidades turísticas, o fluxo de pedestres é sempre elevado. Não dar preferência ao pedestre nas faixas específicas também é uma infração.

  • Crianças ou animais de estimação: cuidado dobrado

Ao transportar crianças ou animais de estimação o cuidado deve ser ainda maior. As crianças de até 8 anos devem estar em seu assento específico, além do uso do cinto de segurança.

Para o transporte dos animais de estimação, eles não podem ficar com a cabeça para fora da janela, e devem viajar na caixa de transporte ou com outros dispositivos de retenção, com cinto de segurança apropriado. A negligência nestas regras é uma infração ao código de trânsito, além de colocar os passageiros em risco em caso de acidentes graves, podendo ser até fatais.

  • Estado do motorista

O motorista deve estar descansado para viajar, com condições de encarar possíveis atrasos ou imprevistos como engarrafamentos. Viajar com sono é extremamente perigoso, pois pode reduzir a capacidade de reflexo e causar acidentes graves.

Portanto, programe paradas para descansar o corpo e a mente em caso de viagens longas. Parece óbvio, mas ainda é necessário pontuar: álcool e direção não combinam.

Dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas é proibido no Brasil, sendo infração gravíssima passível de multa e suspensão do direito de dirigir pelo período de um ano. Além disso, motoristas envolvidos em acidentes por decorrência de embriaguez ou outras drogas ilícitas podem ser condenados à prisão, de cinco a oito anos.

  • Evite distrações

Evite distrações como o uso do celular durante a viagem. Se precisar utilizar o sistema de navegação do dispositivo, fixe-o próximo ao painel e somente utilize esta função.

Ao precisar realizar uma chamada ou enviar mensagens, pare no acostamento para realizar esta tarefa. Além de ser um ato perigoso, utilizar o celular enquanto dirige é passível de multa, considerada infração gravíssima.

  • Planeje o trajeto

Planejar seu trajeto previamente à viagem pode ajudar a ter mais segurança. Conheça as condições da estrada, verifique o tempo médio da viagem, além de estabelecimentos que podem ser necessários como postos de gasolina ou pontos de informações.

Se utilizar sistema de navegação por GPS, prefira um que consiga reportar acidentes ou outros obstáculos na pista em tempo real.

  • Acidentes podem acontecer

Mesmo precavido e viajando de forma correta, acidentes podem acontecer. Caso ocorra com você, mantenha a calma e verifique se existem feridos.

Se houver alguma pessoa ferida, evite mexer na vítima. Sinalize bem o local do acidente e chame as autoridades necessárias como polícia, bombeiros ou a empresa concessionária responsável por aquela rodovia para registrar a ocorrência. Por fim, acione o seguro auto (se tiver) ou solicite o DPVAT (Seguro obrigatório).

Então, preparado para uma viagem tranquila e segura de carro? Siga as nossas dicas!

Enfim, o que achou da notícia?

Então, nos siga no Facebook, Twitter e Google News. Assim você vai acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo no Gazeta do Dia!