A influência da internet na escolha do plano de saúde

A influência da internet pode ser percebida em todos os momentos, mas quando se trata de plano de saúde é preciso ter atenção.

A influência da internet pode ser percebida em todos os momentos, mas quando se trata de plano de saúde é preciso ter atenção.

Quando está em dúvida sobre algum assunto é comum “dar um Google”. Se precisa ver a opinião dos consumidores, basta procurar na internet. Esses hábitos são mais comuns a cada dia e as pessoas dependem cada vez mais deles.

Isso também acontece quando se precisa comprar um produto ou serviço como o plano de saúde. Para buscar informações, verificar valores, a reputação da operadora e outros, se recorre às informações on-line.

Não existe nenhum problema nisso, afinal, é possível obter tudo o que precisa para fazer uma boa escolha. Até mesmo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incentiva essa prática, ela possui um guia com informações diversas que ajudam na escolha.

A questão é saber diferenciar até que ponto a internet possui influência nas escolhas e quais impactos isso pode trazer.

  • A influência da internet 

Ao mesmo tempo em que a internet se tornou fonte de informação, ela passou a influenciar. O papel do marketing é essencial nisso, porém, muitas vezes não é notado pelos consumidores.

Se pensar no aspecto social é possível perceber tendências que surgem com a internet, muitas vezes geradas por influenciadores digitais ou empresas. Um jargão, uma roupa ou até mesmo um comportamento que se repete.

Alguns deles podem ser por diversão, mas na maioria dos casos existe algo a mais por trás, uma influência proposital para direcionar a uma finalidade.

Para que essa influência não seja nociva é preciso ter um senso crítico, saber separar o que é real do que é propaganda.

Um bom exemplo de influência da internet na área de saúde são os cartões de benefício. Eles funcionam de forma bem diferente dos planos de saúde, mas fazem os mais desavisados acreditarem que é a mesma coisa por um preço menor.

A internet a todo momento afeta o comportamento e tomada de decisões. Em relação aos planos de saúde isso fica evidente em algumas situações.

  • A opinião de outros consumidores

Quando se está pesquisando um plano de saúde para comprar é comum buscar saber o que os outros clientes dizem sobre ele. Para isso vale verificar nas redes sociais, fóruns, sites de avaliação e outros canais.

De acordo com o que se lê são tiradas algumas conclusões. Avaliações positivas servem de incentivo para a aquisição, já as negativas fazem com que uma das opções seja descartada.

  • A quantidade de propagandas

A influência da internet ocorre por meio de algoritmos que entendem o comportamento e necessidades dos consumidores. Não é raro buscar por um determinado assunto ou visitar uma loja e pouco tempo depois ver propagandas relacionadas a isso.

A todo momento terão propagandas para incentivar uma compra. Se uma determinada operadora de saúde aparece diversas vezes na tela, ela acaba sendo “conhecida” e se torna uma opção. De uma forma sutil houve um direcionamento para que a escolha fosse feita.

  • A qualidade das informações

A informação é essencial para que possa fazer escolhas. No caso do plano de saúde é preciso entender como ele funciona, quais são as coberturas, rede credenciada, etc.

Ao buscar esses conteúdos, quando se encontra uma fonte confiável se credita confiança a ela. Se uma corretora de saúde foi quem forneceu esses dados esclarecedores, a chance de contratar com ela é muito maior.

Em relação ao serviço que será contratado, se houver uma recomendação das melhores operadoras de planos de saúde, provavelmente a escolha será uma da lista. O oposto também pode ocorrer, se uma operadora não é clara sobre seus produtos e serviços, ela acaba afastando os clientes.

  • Os famosos que ditam tendência

Pessoas famosas e os influenciadores digitais podem ter um apelo bastante grande quando se trata de influência da internet.

Se um influenciador falou que um plano de saúde é bom, que ele utiliza e foi bem atendido, isso gerará mais interesse. É claro que existe a propaganda, na qual essa pessoa pode estar sendo paga para falar isso.

Mas, para alguns isso não faz diferença, se foi recomendado então pode confiar. A influência da internet é grande e pode ser positiva ou negativa.

Sabendo usar bem as informações e filtrando o que é real de uma imagem programada, se consegue fazer uma boa escolha de um plano de saúde.

Enfim, o que achou da notícia?

Então, nos siga no Facebook, Twitter e Google News. Assim você vai acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo no Gazeta do Dia!