Caminhoneira sim, e por que não? Dicas para quem tem o sonho de ser uma caminhoneira

Uma profissão que é marcada por pertencer aos homens, ganha agora uma geração de mulheres dispostas a enfrentar a estrada.

Atualmente as mulheres podem ser o que quiserem, até mesmo caminhoneiras, por que não?. Foto: Pixabay
Atualmente as mulheres podem ser o que quiserem, até mesmo caminhoneiras, por que não?. Foto: Pixabay

O mundo evoluiu, e com ele as mulheres conquistaram o direito de serem o que quiserem. Não há limites profissionais ou pessoais para o que elas podem realizar.

Mas, por que não caminhoneiras? Uma profissão que é marcada por pertencer aos homens, ganha agora uma geração de mulheres dispostas a enfrentar a estrada.

Atualmente, as caminhoneiras representam cerca de 0,05% nas estradas do país, de acordo com Agência Brasil. Um número pequeno, mas que mostra o início da mudança em um cenário em que a profissão é passada de pai para filho, e se torna tradição nas famílias.

Veja algumas dicas para quem tem o sonho de viajar pelas estradas do país guiando um caminhão!

Se profissionalize

Embora em outros tempos o principal requisito para ser caminhoneiro fosse possuir habilitação adequada, hoje pode ser um pouco diferente. Existem alguns cursos profissionalizantes disponíveis para quem deseja iniciar na profissão, seja para cargas específicas ou até mesmo de defesa pessoal, para aumentar sua segurança quando estiver na estrada.

A especialização faz parte de qualquer profissão, mesmo as mais informais. Existem cursos que podem te capacitar para inúmeras situações que serão enfrentadas pela estrada, além do conhecimento sobre mecânica e veículos em geral.

Tenha amigos por perto

Ter uma rede de amigos por perto é importante em quaisquer circunstâncias, mas principalmente quando se está por muito tempo longe de casa. Procure conhecer outras caminhoneiras e faça amizades. Ter alguém de confiança por perto pode ser útil nos momentos de imprevistos.

Se possível, se mantenha conectada on-line também. Celular, internet e outros meios para manter uma comunicação frequente com a família e os amigos que ficam pode ser um bom recurso em caso da necessidade do envio de socorro, mesmo que você não esteja com sinal disponível naquele momento específico.

Contrate um seguro de caminhão

O contrato de seguro de caminhão é fundamental para quem quer se tornar uma caminhoneira. Com ele, além de proteger o veículo, você protege a própria vida.

Pesquise e compare entre as opções disponíveis no mercado. Escolha a melhor opção de seguro, principalmente caso vá realizar as viagens em veículo próprio.

Os seguros de veículos são essenciais. Além da segurança, ele ainda garante proteção financeira em casos de acidentes e imprevistos com o veículo.

Faça um planejamento

Se organizar é fundamental para seguir a vida nessa profissão. Ser caminhoneira vai significar passar muito tempo longe de casa e da família. Portanto, é importante que seja feita uma organização para cuidar de quem fica, da casa e até mesmo dos animais de estimação.

Outro ponto relevante é a organização financeira. Afinal, pode ocorrer imprevistos que requerem gastos além do esperado pelo caminho. Por isso, se organizar financeiramente é fundamental para quem quer seguir uma carreira e se sentir segura e tranquila, sem se preocupar com o lado financeiro a todo instante.

Tenha coragem

Ser mulher apresenta inúmeros desafios pelo caminho. Ser mulher caminhoneira pode apresentar o dobro deles. Por isso, tenha coragem. Pelo caminho você pode encontrar machismo, assédio, quem duvide de sua capacidade e até mesmo pessoas querendo tirar proveito.

Mas, esses fatores as mulheres encontram todos os dias em sua vida, a diferença é que na estrada a situação pode parecer um pouco mais solitária. Além disso, é preciso enfrentar um mercado com poucas oportunidades para as mulheres, que vivem em meio ao preconceito de gênero.

Conquistar o seu espaço não será simples, mas já existem empresas abrindo as portas para as caminhoneiras e entendendo que lugar de mulher é onde ela quiser.

Embora ainda seja um mercado pouco explorado pelas mulheres, ser caminhoneira é um profissão possível. Além de ser essencial para o funcionamento de um país, escolher a estrada possibilita conhecer pessoas, culturas, lugares e viver experiências nunca antes imaginadas.

O caminho não é cheio de flores. Há saudade, apertos, necessidades e medos a serem enfrentados. Mas assim como toda profissão, ela tem suas recompensas.

E, atualmente, as empresas que abrem as portas para as caminhoneiras reconhecem suas vantagens: mais cautelosas, econômicas e pacientes.

As mulheres chegaram para transformar mais um mercado de trabalho e conquistar seu espaço na estrada. Caminhoneira sim, e por que não?

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.org, redatora especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, além curso técnico em Direito do Seguro

Enfim, o que achou da notícia?

Então, nos siga no Facebook, Twitter e Google News. Assim você vai acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo no Gazeta do Dia!