Jovem é investigada por usar foto de Hitler em bolo de aniversário

Uma jovem é investigada no Rio Grande do Sul suspeita de usar a foto de Adolf Hitler em um bolo de aniversário em Pelotas.

Estudante comemorou aniversário com bolo com imagens de Hitler. Foto: Reprodução
Estudante comemorou aniversário com bolo com imagens de Hitler. Foto: Reprodução

Uma jovem é investigada no Rio Grande do Sul suspeita de usar a foto de Adolf Hitler em um bolo de aniversário em Pelotas.

A estudante de história da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) postou fotos fotos nas redes sociais comemorando o aniversário de 24 anos na última semana. Nas imagens, é possível ver que o retrato de Hitler estampava o bolo.

A pena para o crime de apologia ao nazismo é de reclusão de 2 a 5 anos.

A UFPel divulgou uma nota informando que “está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte”.

Nota da UFPel

Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio.

Nesse sentido, a UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte.

A assessoria da reitora Isabela Andrade também reitera que, concretamente, “repudiamos qualquer apologia ao nazismo ou qualquer outra forma de discriminação. Além disso, tendo em vista que o fato não ocorreu nas dependências da universidade e nem em qualquer atividade acadêmica, ao recebermos a notícia dos fatos, encaminhamos imediatamente à autoridade policial para as providências adequadas”.

Enfim, o que achou da notícia?

Então, nos siga no Facebook, Twitter e Google News. Assim você vai acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo no Gazeta do Dia!