Há possibilidade de variante Ômicron já estar no Brasil, diz Anvisa

A nova variante do coronavírus ainda não foi detectada no Brasil, mas isso não significa que ela ainda não tenha chegado ao país.

Coronavírus. Foto: Pixabay
Coronavírus. Foto: Pixabay

A nova variante do coronavírus ainda não foi detectada no Brasil, mas isso não significa que ela ainda não tenha chegado ao país. A avaliação é do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres.

“Realmente, a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe”, declarou em entrevista à CNN Brasil.

Mais cedo, a  Anvisa recomendou medidas de restrição válidas para viajantes procedentes da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A nova variante do vírus, batizada de Ômicron, já foi confirmada nesses países africanos.

De acordo com Barra Torres, a restrição visa “mitigar ou atrasar ao máximo” a chegada de uma nova variante ao Brasil. Nesta sexta (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Ômicron como “variante de preocupação”, mesmo título dado às já conhecidas variantes Alfa, Beta, Delta e Gama, essa última descoberta no Brasil.

Enfim, o que achou da notícia?

Então, nos siga no Facebook, Twitter e Google News. Assim você vai acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo no Gazeta do Dia!