Chegada da frente fria traz mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul

Entre terça-feira (03/05) e quarta-feira (04/05), ocorrerão mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul devido a chegada de uma frente fria.

Entre terça-feira (03/05) e quarta-feira (04/05), ocorrerão mudanças no tempo em Mato Grosso do Sul devido a chegada de uma frente fria, aliado ao deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão e que favorecem a formação de nuvens e chuvas). Além disso, o transporte de calor e umidade pelo jato de baixos níveis, aliado a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e a Argentina com deslocamento para a região sul do país, irão favorecer a formação de instabilidades no estado.

Entre terça-feira (03/05) a quinta-feira (05/05) esperam-se chuvas de intensidade moderada a localmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço do cavado pré-frontal, ou seja, um sistema meteorológico típico que antecede a frente fria que deve trazer nuvens e chuvas, principalmente nas regiões centro-sul e leste do estado. Durante a passagem da frente fria, são esperados acumulados significativos de chuva, que pontualmente, podem atingir valores acima de 50mm/24h.

Na terça-feira (03/05), principalmente à tarde/noite, a frente fria já deve entrar pelo sul e sudoeste do estado causando chuvas e também queda das temperaturas. Ao longo da quarta-feira (04/05), à medida que a frente fria avança por MS, as chuvas devem se espalhar para todas as regiões, com maiores acumulados de chuva no centro-sul do estado. Ainda na quarta-feira (04) devem ocorrer queda das temperaturas mínimas e máximas.

Para a quinta-feira (05/05) espera-se a ocorrência de baixos valores de temperaturas mínimas, por exemplo, em Ponta Porã são esperados valores entre 9-11ºC, Três Lagoas entre 14/16ºC, Corumbá entre 12-14ºC, Coxim entre 12/14ºC e na Capital valores entre 11-13ºC. Porém não se descartam chuvas de intensidade fraca a moderada na região centro-leste.

📲 Confira as últimas notícias do Gazeta do Dia
📲 Siga o Gazeta do Dia no Facebook e no Instagram
📲 Siga as notícias Gazeta do Dia no Google News