Trabalhadores de uma obra correram para fugir de um redemoinho de poeira, em Iporá, na região oeste de Goiás. Um vídeo mostra quando a ventania fica forte e começa a se arrastar pela área de uma empresa.
A cena foi gravada na sexta-feira (2). O eletricista Elias Moreira conta que estava trabalhando com os colegas quando começou a ver o fenômeno se formar. Ele ainda disse que a ventania aconteceu próximo ao local onde um outro redemoinho chegou a derrubar uma estrutura metálica.
“Foi no pátio da empresa. Há 15 dias um outro redemoinho chegou a derrubar um galpão. Quase todos os dias agora acontece um desse”, disse Elias.
Fenômeno
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que os fenômenos são comuns em períodos secos.
“A formação de redemoinho ocorre quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o ‘turbilhão de poeira’”, explicou.
Ainda segundo André, esses redemoinhos podem ter desde alguns centímetros até vários metros de altura. Além disso, em sua maioria, eles são breves e duram apenas alguns minutos.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?
Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.