Prosolo: obras de terraceamento do Córrego 2 de Julho têm início em Glória de Dourados

Agraer e Prefeitura Municipal iniciaram o terraceamento na microbacia do Córrego 2 de Julho, afluente do rio Ivinhema, em Glória de Dourados.

Plano prevê a proteção das nascentes e de áreas de preservação permanentes. Foto: Rafael Henrique
Plano prevê a proteção das nascentes e de áreas de preservação permanentes. Foto: Rafael Henrique

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Prefeitura Municipal deram início, neste mês de setembro, aos trabalhos de terraceamento na microbacia do Córrego 2 de Julho, afluente do rio Ivinhema, no município de Glória de Dourados. A ação é desenvolvida por meio do Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo).

O plano prevê ainda a adequação dos pontos críticos de estradas rurais, a construção de caixas de retenção, a adequação de estradas vicinais, a estabilização das voçorocas e a proteção das nascentes e de áreas de preservação permanentes (APPs) da região. O município situa-se na sub-bacia do Rio Ivinhema, contemplado pelo Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Paraná, mais conhecido como Programa de Microbacias. “Um dos focos desse programa é fazer a recomposição de matas ciliares e curva de nível para reduzir o impacto que hoje nós temos em todo o Conesul. As áreas degradadas têm levado rejeitos para dentro do rio, causando assoreamento e diminuição no volume de água”, afirmou o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Elias Verruck.

Plano prevê estabilização das voçorocas e a proteção das nascentes. Foto: Rafael Henrique
Plano prevê estabilização das voçorocas e a proteção das nascentes. Foto: Rafael Henrique

De acordo com o engenheiro agrônomo e gestor de desenvolvimento rural da Agraer, Cristian Carlos Felippi, o plano de trabalho prevê a recuperação de pontos críticos de degradação ambiental na Microbacia Hidrográfica da cabeceira do Córrego 2 de Julho em um trabalho organizado, integrado e coordenado com os proprietários rurais. Uma das primeiras ações é o terraceamento, ou seja, a contenção de erosões causadas pelo escoamento da água. “Nas erosões o produtor não perde só a água que escorre superficialmente, mas sim a parte fértil do solo onde se concentra a maior parte dos nutrientes. O terraceamento minimiza os custos dos produtores com a aquisição de adubos e previne o assoreamento dos rios, evitando perdas econômicas e ambientais”, destacou o agrônomo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Semagro disponibilizou dois tratores com terraceadores e uma retroescavadeira para a execução desta etapa e a Agraer coordena os trabalhos e mobiliza os produtores rurais da região com o apoio de profissionais da prefeitura de Glória de Dourados. “Em mais uma ação, nós estamos trabalhando no município visando também fazer curva de nível e retenção. São recursos da Funter/Cespe, que é um programa que nós desenvolvemos com máquinas do Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais. Isso tem propiciado um grande ganho. Vamos ter a recomposição da nascente através de uma ação direta nas áreas agrícolas. As curvas de nível são projetadas pela Agraer com recursos do Governo do Estado e Prefeitura Municipal”, ressaltou Verruck.

Semagro disponibilizou dois tratores com terraceadores e a Agraer coordena os trabalhos. Foto: Rafael Henrique
Semagro disponibilizou dois tratores com terraceadores e a Agraer coordena os trabalhos. Foto: Rafael Henrique

“Com certeza esse trabalho contribuirá com a redução do assoreamento dos cursos d’água da Bacia do Ivinhema e consequentemente do Rio Ivinhema e do Rio Paraná. É um trabalho que garante a fertilidade do solo, a produtividade e o sucesso da atividade agrícola, em especial para os pequenos produtores”, complementou o diretor-executivo da Agraer Fernando Nascimento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.