Como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais

As datas comemorativas são grandes oportunidades para aumentar as vendas online. Saiba mais detalhes de como aplicar no seu negócio.

Como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais. Foto: Pixabay
Como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais. Foto: Pixabay

As vendas on-line já estão em alta, principalmente, depois que as pessoas mudaram o hábito de consumo, não é mesmo? Agora, imagina como pode dar uma alavancada nas vendas online aproveitando as datas promocionais. Ótima oportunidade, né? Então, leia com atenção este texto que falaremos mais sobre o assunto.

A tendência, analisando o comportamento dos usuários, é que as datas comemorativas tragam um movimento diferente para o mercado. Em 2020, segundo dados de um estudo feito pela Ebit/Nielsen, datas comemorativas movimentaram mais de R$ 30 bilhões nas vendas online.

Com a chegada do final do ano temos três grandes datas importantes para este segmento: Black Friday, Cyber Monday e Natal. Mas alguns detalhes são importantes para ter realmente o aumento nas vendas online e gerar bons resultados. Saiba mais abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais

Os bons resultados são frutos de bom planejamento, por isso, se você quer aproveitar as datas promocionais para aumentar as vendas online, será necessário ter estratégia, treinar a equipe para um atendimento e incentivar os seus clientes a comprar.

Conheça o que você pode fazer para aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais:

1 – Planejamento para cada data promocional

Este é o primeiro e mais importante passo para o sucesso da sua loja. Atente-se a todas as datas promocionais que existem para você conseguir criar estratégias específicas para cada uma delas.

Para isso, você deve avaliar qual o seu tipo de empreendimento e analisar as ideias de negócios online dos concorrentes, bem como quais estratégias funcionam para eles.

Entre as etapas do planejamento não esqueça de colocar como será a comunicação das promoções nas redes sociais da marca. Foque em deixar o cliente com vontade de ter o seu produto, provocando gatilhos mentais para incentivar o consumo.

Além das redes, monte uma estratégia de comunicação para o Whatsapp, SMS e e-mail marketing (esta sugestão é uma boa ideia se você tem um mailing de clientes).

Como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais. Foto: Pixabay
Como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais. Foto: Pixabay

Se achar necessário, crie reviews da sua mercadoria para ajudar no momento da decisão de compra, já que as pessoas tendem a procurar detalhes e avaliações para saber a eficiência e qualidade dos produtos.

2 – Prepare as ofertas

Com certeza o que atrai os clientes neste momento é a promoção aplicada na maioria das lojas que fazem vendas online. Neste caso, você irá diminuir um pouco o seu lucro por mercadoria, porém aumentará a quantidade de conversões.

Aproveite este momento para distribuir cupons de desconto para criar uma fidelização dos seus clientes como, por exemplo, a criação de um clube de descontos com acúmulo de pontos. Opção de frete grátis, que pode ser com um mínimo de valor, ou benefício que só poderá ser utilizado na próxima compra.

Tome bastante cuidado com o momento de fazer a precificação para as datas promocionais para não deixar de lucrar apenas para bater o valor do concorrente. Lembre-se que o seu produto tem valor.

3 – Tenha um estoque preparado para vender muito

Existem milhares de pessoas que aguardam a todo momento as datas promocionais para comprarem itens com valores mais abaixo do normal, por isso, a sua loja precisa estar preparada para um grande volume de vendas.

Mas do que adianta você aplicar todas as opções que citamos acima, e não ter produto para vender. Se coloque no lugar do cliente que quando chega na loja já não tem mais o produto. Muito chato, não é mesmo?

Por isso, crie uma estratégia para que ninguém fique sem o produto e, consequentemente, a estratégia para a data promocional seja um sucesso. Faça uma boa análise para que não também não tenha sobra de muito produto.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas online aproveitando as datas promocionais, não perca tempo, monte o seu plano e boa sorte!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.