Simulação de aposentadoria no Meu INSS: confira o passo a passo no app!

É possível realizar a simulação de aposentadoria no aplicativo Meu INSS de modo simples e descomplicado. Saiba mais como fazer!

Aposentadoria no Meu INSS. Foto: Canva/Reprodução
Aposentadoria no Meu INSS. Foto: Canva/Reprodução

Você sabia que é possível fazer simulação de aposentadoria no Meu INSS?

Diversas mudanças ocorreram com a Reforma da Previdência de 2019. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas em relação às regras de transição e como isso afeta o cálculo da aposentadoria.

Diante disso, o Governo Federal voltou a utilizar a ferramenta de simulação no aplicativo Meu INSS. Essa é uma das formas práticas e rápidas de garantir o acesso da população a informações importantes.

Aliás, existem diversos dados e serviços que o cidadão pode realizar pela internet sem muita complicação. A compra e venda de precatórios – uma prática prevista em lei – pode ser realizada pela internet, por exemplo.

Sendo assim, confira neste guia o passo a passo para fazer a simulação de aposentadoria no Meu Inss. Boa leitura!

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS consiste na ferramenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para acessar diversos serviços da Previdência Social na internet.

De acordo com o site do INSS, o cidadão tem acesso a mais de 90 serviços de forma prática e segura. Para isso, ele pode entrar no aplicativo pelo celular ou pelo próprio site.

A ferramenta requisita que o usuário tenha uma conta ativa no site do Governo Federal, que permite a unificação de diversos serviços em uma única plataforma.

O Meu INSS permite a consulta e o requisito de vários serviços, como: simulação de aposentadoria no Meu INSS; salário-maternidade; auxílios; pensões; benefícios assistenciais; entre outros.

O que é a simulação de aposentadoria no Meu INSS?

Como dito anteriormente, a simulação de aposentadoria no Meu INSS é um dos serviços oferecidos pela plataforma em que se pretende realizar um cálculo dos valores de quem já tem direito a se aposentar.

No aplicativo, o cidadão tem acesso a diversos elementos, como: as modalidades de aposentadorias; o tempo de contribuição; a carência exigida para requisitar o benefício; entre outros.

Para isso, o Meu INSS confere os dados previdenciários do indivíduo diretamente do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com eles, é possível saber como o cidadão pode se aposentar.

Por isso, é muito importante confirmar se os dados do Extrato Previdenciário CNIS estão atualizados, visto que eles impactam diretamente no simulador.

A simulação de aposentadoria no Meu INSS engloba todas as categorias?

A simulação de aposentadoria no Meu INSS apresentava todas as categorias de aposentadorias disponíveis, com a estimativa de valores inclusos.

Cálculo de aposentadoria. Foto: Canva/Reprodução
Cálculo de aposentadoria. Foto: Canva/Reprodução

No entanto, atualmente ela não engloba todas as categorias. Vale lembrar que houve a desativação da calculadora para o ajuste diante das novas regras da Reforma Trabalhista de 2019.

Hoje em dia, o meu INSS conta com 7 tipos de cálculo:

  • 5 referentes à aposentadoria por tempo de contribuição, em que 1 é da regra antiga e 4 da regra nova;
  • 2 concernentes à aposentadoria por idade, em que 1 diz respeito à regra antiga e 1 à regra nova.

Na plataforma também é possível realizar edições no tempo de contribuição, caso os dados estejam errados.

Afinal, como fazer a simulação de aposentadoria no Meu INSS?

Para fazer a simulação de aposentadoria no Meu INSS é bem simples e prático, pois a plataforma é bastante intuitiva. Confira a seguir o passo a passo detalhado:

  • Acesse o Meu INSS com o login e senha do site do Governo Federal;
  • Logo após, você estará na página principal da plataforma, onde se listam todos os serviços. Clique em “Simular Aposentadoria”;
  • Em seguida, a tela seguinte mostrará as suas informações do Extrato Previdenciário CNIS e se o seu caso se aplica em algum dos 7 tipos de cálculo que o Meu INSS realiza;
  • Se você tiver direito ao benefício, o Meu INSS faz uma previsão do valor recebido. Caso contrário, o site aponta o que ainda falta para que você possa receber o benefício.

Viu como é simples? Você ainda pode editar as informações relativas à idade e tempo de contribuição. Na plataforma você também tem acesso a todos os vínculos trabalhistas e de contribuição.

Simulação de aposentadoria no Meu INSS. Foto: Canva/Reprodução
Simulação de aposentadoria no Meu INSS. Foto: Canva/Reprodução

É muito importante ter ciência de que o simulador apenas oferece uma previsão sobre o benefício previdenciário e não garante o direito a ele.

Como saber qual o valor da aposentadoria?

Em primeiro lugar, é necessário entender que o valor apresentado no simulador se trata de uma estimativa. Logo, o valor real da aposentadoria pode ser diferente.

A modalidade de aposentadoria que se aplica ao seu caso tem influência direta na quantia, assim como se os dados do Extrato Previdenciário CNIS estão corretos.

Além disso, a função do cálculo aparece apenas para os cidadãos que estão a 5 anos de se aposentar. Ela não aparece para quem ainda não se encontra nesse grupo.

Portanto, não entre em pânico se o valor real for diferente do apresentado na plataforma. Os números podem ser maiores ou menores, visto que dependem de uma série de fatores.

A simulação de aposentadoria no Meu INSS é confiável?

De modo geral, a simulação de aposentadoria no Meu INSS é confiável. No entanto, é necessário ter atenção a alguns fatores:

  • Os dados pessoais, como gênero e idade, precisam estar corretos;
  • Não pode haver divergência nos valores dos salários de contribuição vistos na plataforma e nos que você realmente recebeu;
  • O Extrato Previdenciário CNIS precisa estar em dia. Ou seja, não pode haver pendências;
  • A calculadora não contabiliza os períodos de contribuição de casos especiais, como os de trabalhadores rurais, professores ou pessoas com deficiência.

Em contrapartida, a simulação de aposentadoria no Meu INSS não é confiável se o seu caso não se adequar aos critérios ou se tiver dados errados.

Conclusão

A simulação de aposentadoria no Meu INSS é uma forma prática e segura do cidadão ter acesso a informações importantes relativas à sua aposentadoria e outros benefícios previdenciários.

Todavia, é importante lembrar que a plataforma gera automaticamente o cálculo baseado nas informações disponíveis. Caso elas estejam erradas, isso também afeta a simulação.

Por fim, o site do INSS disponibiliza o número de telefone 135 para quem estiver com dúvidas ou problemas de acesso no Meu INSS. A Central de Atendimento funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.