DOF apreendeu mais de 50 mil quilos de maconha em rodovias de MS

O DOF divulga os resultados das atividades realizadas durante o ano de 2018, no período de 1º de janeiro a 21 de dezembro.

DOF. Foto: Divulgação
DOF. Foto: Divulgação

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) divulgou nesta sexta-feira (21) os resultados das atividades realizadas durante o ano de 2018, no período de 1º de janeiro a 21 de dezembro.

Em 2018 o DOF realizou 1.241 operações policiais no Estado de Mato Grosso do Sul, em 53 municípios sendo 12 deles na linha de fronteira com o Paraguai e a Bolívia. A área total de atuação do DOF na faixa de fronteira é de 1.517 km, sendo 319 km de fronteira seca com a Bolívia e 434 Km de fronteira seca com o Paraguai.

As atividades do DOF ocorreram durante abordagens do policiamento preventivo ostensivo, repressivo, itinerante e bloqueios para fiscalização nas rodovias estaduais, vicinais e perímetros urbanos, tendo como missão combater o tráfico de drogas e armas; furto e roubo de veículos, cargas e propriedades rurais; tirar de circulação pessoas foragidas da Justiça; e, contrabando e descaminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As apreensões e incinerações de mais de 800 toneladas de maconha no Paraguai, em 2018, refletiram nas apreensões de todas as forças de segurança pública no Mato grosso do Sul. O DOF apreendeu 53.153,086 toneladas de maconha; 947.231 pacotes de cigarros; 2.806 pneus; 6.245 munições de várias marcas e calibres; 368 veículos apreendidos; e, 134 veículos recuperados em ocorrências de Roubo/Furto, conforme ilustração dos gráficos a seguir:

O DOF foi citado pelo novo Presidente do Brasil como referência nacional de Polícia especializada na atuação de combate aos crimes transfronteiriços, o que refletiu nas visitas de agentes de segurança pública de vários estados brasileiros para conhecer a realidade das operações policiais na área de fronteira.

As instruções ministradas pelo DOF têm como objetivo o aprimoramento técnico-profissional dos policiais para atuação de enfrentamento aos crimes transfronteiriços, tendo como referência o Plano de Policiamento Ostensivo do DOF e a Doutrina Policial. O nivelamento operacional proporciona, aos agentes de segurança pública, conhecimento teórico e prático das técnicas de entrevista e busca veicular na região de fronteira.