Nova Andradina lança nesta quinta-feira (15) a Exponantec

A Exponantec acontecerá de 13 a 15 de abril de 2023 no Sindicato Rural de Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.

Nova Andradina a Exponantec. Foto: Divulgação
Nova Andradina a Exponantec. Foto: Divulgação

O Sindicato Rural de Nova Andradina resolveu inovar. A entidade prepara para o próximo ano a Exponantec — a Exposição Agropecuária de Nova Andradina — Feira Técnica. O evento será lançado nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 18h30 no Sindicato Rural e é organizado pela Sato Comunicação que traz no currículo a produção de mais de 400 eventos, a maioria focado em eventos agropecuários, entre eles o Showtec, em Maracaju (MS), a Dinapec da Embrapa Gado de Corte, o Circuito Aprosoja, entre outros.

A Exponantec acontecerá de 13 a 15 de abril de 2023 no Sindicato Rural de Nova Andradina, além de uma nova área que será montada especificamente para o evento. O objetivo é encurtar a distância entre a tecnologia e o produtor rural. Num único espaço, tanto produtores rurais da região quanto empresas privadas e públicas poderão fazer negócios e se qualificar. A expectativa é enfatizar a área técnica, com palestras para produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento rural. O evento vai proporcionar um fórum para intercâmbio de ideias e experiências sobre os assuntos que afetam o mercado agrícola e pecuário.

A Exponantec 2023 já conta com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária de  MS — Famasul  —, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O perfil da produção agropecuária de Nova Andradina mudou consideravelmente, conforme o presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius Godoy Garcia Junior. Há algum tempo, a região passa por transformações econômicas. Nova Andradina, na safra 2020/2021 foi  segundo maior município a ampliar sua área plantada, com 12 mil hectares, perdendo apenas para Ponta Porã, com 15 mil hectares, conforme os levantamentos do projeto  SIGA-MS (Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio de MS).

A transformação da matriz econômica ocorreu de forma gradual, onde, em 10 anos agrícolas, a área destinada para pecuária recuou, aproximadamente, 66 mil hectares, com aumento da área de cana, eucalipto, soja e outras culturas.

Conforme os dados da Famasul, na safra 21/22, a área utilizada para produção de soja foi de 41.609,62 hectares, fechando com uma produtividade média de 1.452,6 quilos/ha ou 24,21 sc/ha. A produção total do grão do município foi de 60.442,13 toneladas, representando 0,69 % produzidos no estado de Mato Grosso do Sul. Já de milho na 2ª safra, a área destinada para produção foi de 14.518 hectares, com uma produtividade média de 4.441,82 quilos/ha ou 74,03 sc/ha. A produção total de milho do município foi de 51.254,72 toneladas, representando 0,40 % do total produzido no estado.

Sobre o evento

Exponantec 2023 
Data: de 13 a 15 de abril de 2023
Horário: das 7 às 17 horas
Local: Parque de Exposições do Sindicato Rural de Nova Andradina
Informações: Sindicato Rural de Nova Andradina ou com a Sato Comunicação — (67) 9 9254-8807

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.