Ativistas jogam sopa de tomate em pintura de Van Gogh em Londres

A obra "Girassóis" de Vincent Van Gogh foi alvo de protesto de ativistas do grupo “Just Stop Oil”, na Galeria Nacional de Londres.

Ativistas jogam sopa de tomate em pintura de Van Gogh em Londres. Foto: Reprodução
Ativistas jogam sopa de tomate em pintura de Van Gogh em Londres. Foto: Reprodução

O jornal britânico, Daily Mail, informou nesta sexta-feira (14), que ativistas da organização britânica Just Stop Oil jogaram sopa de tomate nos Girassóis (1888) de Vincent Van Gogh na National Gallery de Londres e se colam na parede, exigindo que o governo britânico suspenda novos projetos de extração de petróleo e gás.

A dupla foi presa, segundo a LBC News, sob “dano criminal”. Segundo a galeria, houve alguns danos à moldura, mas a obra de arte saiu ilesa. A pintura — protegida por uma camada de vidro — tem valor estimado em 84,2 milhões de libras (R$ 506,2 milhões).

A ativista Phoebe Plummer, de 21 anos, fez uma série de indagações antes de jogar a sopa de tomate na obra de arte.

‘O que vale mais, a arte ou a vida? (A arte) Vale mais do que comida? Mais do que justiça? Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?’, questionou Phoebe.

A organização britânica, Just Stop Oil, defende a suspensão imediata de “todos os futuros licenciamentos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás” no Reino Unido.

“A arte vale mais que a vida? Mais que comida? Mais do que justiça?”, diz postagem da organização em rede social.

A publicação da Just Stop Oil na internet afirma que ‘Somente a Resistência Civil pode nos tirar desta crise’.

“A crise do custo de vida e a crise climática são impulsionadas pelo petróleo e gás. A disparada dos preços do petróleo e do gás significa que milhões de famílias britânicas não poderão aquecer uma lata de sopa neste inverno. Somente a Resistência Civil pode nos tirar desta crise – a hora de intensificar é agora”.

Os ativistas, imediatamente foram cercados por um grupo de fotógrafos e jornalistas quando atacaram a pintura, antes de a imprensa ser convidada a sair pela equipe da National Gallery.

Anna Holland, de 20 anos, outra manifestante, também se posicionou e mencionou que a Somália enfrenta agora uma fome apocalíptica, causada pela seca e alimentada pela crise climática’.

“As famílias do Reino Unido serão forçadas a escolher entre aquecer ou comer neste inverno, pois as empresas de combustíveis fósseis obtêm lucros recordes. Mas o custo do petróleo e do gás não se limita às nossas contas. A Somália enfrenta agora uma fome apocalíptica, causada pela seca e alimentada pela crise climática. Milhões estão sendo forçados a se mudar e dezenas de milhares enfrentam fome. Este é o futuro que escolhemos para nós mesmos se pressionarmos por novos petróleo e gás”, disse Anna.

Depois de jogar a sopa de tomate, as duas ativistas se ajoelharam em frente à obra e se colaram na parede da galeria de arte.

A National Gallery, emitiu um comunicado informando sobre o ocorrido no espaço:

“Pouco depois das 11h desta manhã (horário de Londres), duas pessoas entraram na Sala 43 da National Gallery.

A dupla parecia se colar na parede adjacente aos “Girassóis” de Van Gogh (1888). Elas também jogaram uma substância vermelha — o que parece ser tomate (sopa) — sobre a pintura.

Os visitantes deixaram a sala e a polícia foi chamada. Os oficiais já estão no local.

Há alguns pequenos danos na moldura, mas a pintura está ilesa.

Duas pessoas foram presas”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here