Bactéria carnívora se espalha pelos EUA após passagem de furacão

Uma bactéria letal carnívora está se espalhando na Flórida, nos Estados Unidos, desde a passagem do furacão Ian, no mês passado.

Bactéria carnívora se espalha após furacão. Foto: Freepik
Bactéria carnívora se espalha após furacão. Foto: Freepik

Uma bactéria letal carnívora está se espalhando na Flórida, nos Estados Unidos, desde a passagem do furacão Ian, no mês passado. De acordo com dados do Departamento de Saúde do estado, o número de infecções causadas pelo microrganismo quase dobrou.

Foram registrados 65 casos de infecções por vibrio vulnificus e 11 mortes este ano, contra 34 casos e 10 mortes relatadas em 2021.

A bactéria vibrio vulnificus vive na água do mar quente e é um tipo de microrganismo causador de doenças transmitidas por alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A população desse tipo de bactéria aumenta durante os meses mais quentes do ano e também pode aumentar após o derramamento de esgoto nas águas costeiras, como ocorreu durante o furacão Ian.

“Águas de inundação e águas paradas após um furacão apresentam muitos riscos, incluindo doenças infecciosas como o vibrio vulnificus”, informou o departamento de saúde do condado em um comunicado à imprensa.

Sintomas da infecção por bactéria carnívora

As infecções por vibrio vulnificus podem levar a erupções cutâneas e úlceras, mas para aqueles com sistema imunológico enfraquecido por medicamentos ou doenças crônicas, a doença pode se tornar fatal se a bactéria entrar na corrente sanguínea, levando a sintomas como diarreia, cólicas abdominais, vômitos, febre e calafrios.

A infecção pode ser causada pela ingestão de ostras e mariscos mal cozidos, porém, em situações após a passagem de furacão, geralmente acontecem quando feridas abertas, cortes ou arranhões entram em contato direto com água contaminada.

A orientação dos serviços de saúde dos EUA é que aqueles que entrarem em contato com as águas da enchente devem lavar e limpar imediatamente todas as feridas e procurar atendimento médico se apresentar sinais de infecção.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.