O escritor britânico Salman Rushdie foi esfaqueado nesta sexta-feira (12) quando estava prestes a dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O escritor é autor do livro “Os versos satânicos” e jurado de morte pelo regime do Irã na década de 1980.
A polícia local informou que Rushdie foi esfaqueado no pescoço por um homem que, segundo testemunhas, correu para o palco e atacou o escritor no momento em que ele era apresentado ao público.
Rushdie, de 75 anos, levou entre 10 e 15 golpes. Ele foi levado em helicóptero a um hospital local, e o autor do ataque foi detido por policiais que estavam no evento e está sob custódia, ainda de acordo com a polícia. De acordo com seu agente, o autor foi submetido a uma cirurgia.
Romance banido de Salman Rushdie
Rushdie, que nasceu em uma família muçulmana indiana, enfrentou ameaças de morte por seu quarto romance Versos Satânicos que alguns muçulmanos disseram conter blasfêmias. O romance foi banido em muitos países com grandes populações muçulmanas, após sua publicação em 1988.
Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini, então líder supremo do Irã, pronunciou uma fatwa, ou édito religioso, pedindo aos muçulmanos que matassem o romancista por blasfêmia.
Rushdie se escondeu por muitos anos. O governo iraniano disse em 1998 que não apoiaria mais a fatwa, e Rushdie tem vivido de forma relativamente aberta nos últimos anos.
Organizações iranianas, no entanto, levantaram uma recompensa de milhões de dólares pelo assassinato de Rushdie.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?
Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.