Mito ou Fato: Arrancar cabelos brancos estimula o aparecimento de mais fios?

Hoje os fios acinzentados estão super em alta e passaram a ser sinônimo de estilo e autenticidade.

Com o passar do tempo, os cabelos grisalhos deixaram de ser um tabu entre homens e mulheres e passaram a ser encarados como uma elegante marca natural do envelhecimento. Hoje os fios acinzentados estão super em alta e passaram a ser sinônimo de estilo e autenticidade e, inclusive, foram adotados por muitos jovens, que buscam por madeixas platinadas.

Mas com certeza, você já ouviu alguém falar que se arrancar os fios brancos irá estimular o aparecimento de mais fios grisalhos. Mas, Segundo a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, diz que esse senso comum é um mito.

“Inexiste qualquer comprovação científica que afirme que arrancando um fio branco outros surgirão. O que ocorre, é que todos os dias envelhecemos e obviamente, com o passar dos tempo o número de fios brancos tende a aumentar.” – disse a especialista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O stress também é muito conhecido por contribuir com o aparecimento antecipado de fios brancos e Nichelle diz que existem estuados em andamento que confirmam tal informação.

“Entre eles, um é conduzido pela professora Ya Chieh Hsu, do corpo docente da Universidade de Harvard, que sugerem o aparecimento precoce de cabelos brancos associado ao aumento do estresse e a alteração dos níveis de cortisol.”

A médica também comenta que os fios brancos tendem a ser mais frágeis e deixa dicas:

“Orientamos que os pacientes evitem calor excessivo com uso secadores e chapinhas. Também existem xampus específicos, geralmente de cor violeta que neutralizam o tom amarelado que alguns fios brancos apresentam.”

📲 Confira as notícias do Gazeta do Dia
📲 Siga a gente no Facebook
📲 Siga a gente no Instagram
📲 Siga as notícias no Google News