O regulador de mídia britânico Ofcom está investigando a Amazon, Microsoft e Google pelos seus serviços na indústria de computação em nuvem.
Nas próximas semanas, o órgão de vigilância lançará um estudo para examinar a posição das empresas que oferecem infraestrutura de nuvem pública e se elas representam alguma barreira à concorrência.
A investigação vai se concentrar nos chamados “hyperscalers” como Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud, que permitem que as empresas acessem o poder de computação e o armazenamento de dados de servidores remotos, em vez de hospedá-lo em sua própria infraestrutura privada.
Outras medidas podem ser tomadas pelo regulador se descobrir que as empresas estão prejudicando a concorrência. Selina Chadha, diretora de conectividade da Ofcom, disse que o regulador ainda não chegou a uma opinião sobre se os gigantes da nuvem estão engajados em comportamento anticompetitivo. Ofcom disse que concluirá sua revisão e publicará um relatório final, incluindo quaisquer preocupações e recomendações propostas dentro de 12 meses.
A revisão fará parte de uma estratégia digital mais ampla da Ofcom, que regula as indústrias de transmissão e telecomunicações no Reino Unido.
Também planeja investigar outros mercados digitais, incluindo mensagens pessoais e assistentes virtuais como Alexa, da Amazon, no próximo ano.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?
Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.