Tecnologia 5G vai levar Internet das Coisas (Iot) a um patamar jamais visto, diz especialista

Conforme a implementação da rede 5G avançar, a tecnologia mudará a forma de interações com sistemas e outras pessoas.

Tecnologia 5G vai levar Internet das Coisas (Iot) a um patamar jamais visto. Foto: Pixabay
Tecnologia 5G vai levar Internet das Coisas (Iot) a um patamar jamais visto. Foto: Pixabay

A capacidade superior para tráfego de dados, a baixa latência e a envergadura para suportar uma grande quantidade de dispositivos conectados com 5G irá levar a Internet das Coisas (IoT) a um novo patamar de possibilidades. Esta é a previsão de Wilson Cardoso, membro do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Segundo Cardoso, à medida que 5G é implementado em todo o País esse será um componente importante da sociedade em rede. Proporcionando conexões mais rápidas que as cabeadas, um dos principais benefícios será a facilidade para acesso à internet de alta velocidade em qualquer lugar.

“O 5G suporta muitos dispositivos conectados e aumenta a confiabilidade na comunicação de aplicações de missão crítica. Essa tecnologia permite conectividade sem fio para várias aplicações, como casas inteligentes, wearables, infraestrutura crítica, segurança e controle de tráfego, entrega de mídia de alta velocidade e processos industriais.”, diz Cardoso. “Além disso, algumas organizações estão disponibilizando acesso gratuito para pessoas com dificuldades de acesso em áreas remotas e comunidades distantes, uma importante ferramenta de inclusão.”

Novas possibilidades

Conforme a implementação da rede 5G avançar, a tecnologia mudará a forma de interações com sistemas e outras pessoas, impactando os negócios e o comércio. “Aqui no Brasil, o 5G promete oferecer velocidades de conexão semelhantes a que temos com fibras, onde quer que você esteja. Isso abre uma ampla gama de possibilidades para dispositivos conectados, como eletrodomésticos, dispositivos de saúde, carros e gadgets”, afirma Cardoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A baixa latência do 5G permitirá avanços significativos em diversos campos, como veículos autônomos, redes inteligentes, automação de fábricas avançadas, uso intensivo do metaverso e outras aplicações avançadas. “O 5G proporcionará a conexão de milhões de sensores por quilômetro e novos aplicativos baseados em inteligência artificial, computação em nuvem e realidade virtual poderão ser usados em todos os campos e em todos os lugares”, finaliza Cardoso.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no mundo?

Então nos siga em nossas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Google News. Assim, você acompanhará tudo sobre economia, esporte, tecnologia, saúde e muitas outras matérias interessantes.